13 de março de 2010

Muita hora nessa calma

Quem nunca ouviu a expressão “devagar se vai ao longe” ?. Um ditado incisivo que condensa a sabedoria da experiência.
Mas nem sempre experiência faz a diferença quando falamos de esporte. Veja o caso do “chapeleiro maluco” vulgo Neymar, que vem aprontando todas no Paulistão 2010. A primeira vítima do garoto do Santos foi o “velho” Rogério Ceni que dançou ao som do Harmonia do Samba com a grande música “é paradinha... inha... inha”, a outra vítima do adolescente de 18 anos foi o zagueiro Chicão do Corinthians, que é somente dez anos mais velho que o jovem abusado, no clássico entre os alvinegros, Neymar aplicou um lençol mágico, encantador... Menos para Chicão que ficou bravo, o motivo da bravura do corinthiano foi pelo fato do jogo estar paralizado. Já na sua última travesura o menino extrapolou, usou como vítima o fraco Naviraiense, que foi na cidade de Santos passear e entrar para história, 10 a zero para os meninos da Vila, e Neymar fazendo um gol de placa, de classe, de Pelé!
Mas precisamos ter muita hora nessa calma, sem pressão no Dunga para levar o garoto pra Copa-10, ele não tá pronto, mas em 2014 vai brilhar muito na seleção!
E calma é o que a torcida brasileira vai precisar ter nesse e muito esse ano, já escutei muitas pessoas criticando o desempenho pífio do Bruno Senna na Fórmula 1. Aí volto pro começo, no caso do Bruno o sobrenome pesa sem ele perceber, o jovem piloto não tem culpa de ser sobrinho de um dos mais – se não o maior- gêniais da história do automobilísmo mundial. A Hispania(escuderia do Senna) teve muitas dificuldades e aprontou o carro em cima da hora do primeiro Grande Prêmio, mas é inevitável não lembrar do tio quando se vê o “novo” Senna, capacete parecido e começando no patinho feio do circo da Fórmula 1 também. Para Bruno a experiência vai ser fundamental, quanto mais kilometragem melhor.
E o fator tempo de vida é de suma importância a todos desportistas,mas muitos crescem somento no vigor físico, caso do Ronaldinho Gaúcho que nem de longe lembra aquele menino, muleque, que já aprontou travessuras vestindo a camisa do tricolor gaúcho. Será que foi pelos dribles e a humilhação que ele fez com o Dunga em um GRE-NAL que o comandante do escrete canarinho não ta nem aí pra ele? Acho que não! O Gaúcho ta no momento fora da lista dos 23 selecionáveis por que pecou quando não devia... foi um muleque como diria o Capitão Nascimento do filme Tropa de Elite.
O que Ronaldinho vive hoje se assemelha ao caso vivido pelo levantador Ricardinho antes do Pan do Rio em 2007, quando a infantilidade o fez perder o único título que ainda não havia conquistado na história do voleibol. E que ficou sem conquistar!
Não devemos atropelar o tempo e dar uma de Nostradamus, é melhor vê quem consegue na hora H (seja um pênalti decisivo; um lance livre no último segundo; uma ultrapassagem arriscada; um saque com match point contra... ) quem vai saber separar os homens dos meninos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário