3 de junho de 2009

Que a Copa não seja igual o Pan

No último domingo, 31, a FIFA anunciou as 12 subsedes da Copa do Mundo de 2014, que vai ser realizada no Brasil.
Agora vai começar o alarde, alarde do povo que vai ver seu dinheiro gasto em obras milionárias, e o pior vai ser gasto na construção de Estádio de futebol. Já a saúde e educação, vão esperar mais 5 anos para receber investimentos do governo.
Nosso governo vai fazer de tudo para passar uma boa impressão para o resto do mundo, impressão essa que vai aparecer nos modernos Estádio que serão construídos ou reformados com investimentos do PAC para a Copa.
O que deixa uma indignação enorme no ar, é que no mínimo 3 subsedes da Copa não são nem um pouco ativas no futebol brasileiro, o que nos faz recordar do PAN do Rio em 2007 onde foi gasto absurdos em infra estrutura esportiva, e hoje vários centros construídos estão jogado às moscas e ninguém os utiliza.
Dessa forma o governo é irresponsável em aceitar que Manaus , Cuiabá e Brasília sejam eleitas subsedes. Já que Florianópolis e Belém já possuem Estádios prontos e que precisariam somente de uma reforma para se adequar as normas da FIFA. O que o governo irá gastar na construção dos Estádios em Manaus, Brasília e Cuiabá é possível não ter retorno já que não serão muito utilizados após o mundial.
E fica a pergunta, será que é para desviar mais dinheiro dos cofres públicos que elas foram escolhidas? Tomara que não.
A Copa do Mundo pode se tornar um PAN, não só em relação as irresponsabilidades do governo, mas também em relação ao sucesso do evento. O PAN do Brasil gerou um lucro de 6 Bilhões de dólares, mas imagina o quanto poderia estar sendo gerado de lucro, caso centros esportivos como o velódromo fosse utilizado para competições mesmo após o PAN.
Com certeza o legado da Copa para o país vai ser imenso. Claro o sucesso do evento não depende só do povo, mas da infra estrutura que vai ser armada pelo governo, e assim fica uma incógnita no ar em relação do que o governo promete, já que teremos uma eleição presidencial no ano que vem e pode mudar tudo em relação aos projetos para a Copa.
A política pode influenciar a Copa? Pode! Mas os partidários possuem bom senso para se unirem em prol de uma melhoria para o Brasil, pois teremos muitos investimentos no país durante o mês em que o Brasil vai respirar mais do que nunca futebol.
A Copa não vai ser igual o PAN, mesmo que alguns dos estados escolhidos não possuam clubes influentes no futebol brasileiro somos o país do futebol, então de qualquer forma os Estádios construídos vão ser utilizados, diferentemente do que aconteceu com o PAN.
O que o governo poderá fazer para a Copa não seja igual o PAN e inventar alternativas de uso dos Estádios junto com a CBF, para que os mesmo sejam utilizados após o mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário