22 de setembro de 2009

Gol Giba

Depois do gol de bicicleta imortalizado por Leônidas da Silva, do gol de placa imortalizado pela pintura do Rei contra o Fluminense no Maracanã, existe agora o Gol Giba. Tudo bem a moda começou com o argentino Maradona e sua “mão de Deus”, mas hoje em dia somos nós brasileiros que vemos a escola anti-ética argentina fazer alunos no Brasil.
O vôlei brasileiro se tornou o melhor do mundo com a fantástica seleção comandada por Bernadinho, todos os possíveis títulos do planeta foram conquistados por eles, se tornando o Brasil país do Vôlei. O grito de Galvão Bueno consagrado nas olímpiadas de Atenas de “Pra cima deles Giba”, chegou aos gramados do brasileirão. Não, o Giba não virou jogador de futebol... mas as cortadas dele estão virando frequentes nos jogos do campeonato brasileiro seja na série A ou B.
Após o incidente envolvendo André Lima do Botafogo quando fez um gol irregular válidado pelo arbitro contra o Corinthians, gol no estilo peixinho salvador do vôlei, foi a vez do atacante do Paraná Clube marcar um gol de mão, no estilo cortada do Giba, que curiosamente é torcedor do tricolor da Vila Capanema.
O gol do Paraná gera discussões enormes, até quando vamos ver jogadores derespeitarem a regra do esporte bretão? Como diz Arnaldo César Coelho “A regra é clara” gol com a mão só é válido no Handebol. Agora imagina se o Ceará – equipe prejudicada contra o Paraná- que esta brigando por uma vaga no grupo dos quatro primeiros que sobem para a elite do futebol nacional, permanecer na série B por causa de um ponto, e se o Paraná se livra do rebaixamento por causa de dois pontos, não seria um resultado injusto? Na minha opinião é. Já que um ato desonesto teria mudado os cursos de um campeonato inteiro, e o prejuízo nesse caso para a equipe prejudicada seria enorme.
Mas o que mais me indigna, não é o fato do atleta ter assumido ter feito o gol com a mão, o que me indigna é a imprenssa paranaense que comemora o erro a favor de uma das equipes do trio de ferro, ou seja, quando é contra os times da qui o “paú come solto”, mas quando é a favor “finalmente erraram para nós”. Acho que esses profissionais irrresponsáveis que comandam ou fazem parte de determinados programas esportivos no Estado do Paraná deveriam lutar para que erros como esse não se repitam, e não torcerem para errarem em prol das equipes do Estado.
Gol com a mão já virou mania nacional, já vimos o Imperador Adriano marcar contra o Palmeiras ano passado quando ele jogava no São Paulo, Fabrício Oliveira foi reincidente no Goiás marcando duas vezes consecutivas com com a mão, e até o folclórico Túlio Maravilha fez um gol de mão e contra os Argentinos em uma Copa América. E algum desses foi punido? Não, somente os arbitros levam punição, já que gol é gol, e como diz Dadá Maravilha campeão do mundo pela seleção em 70 “Não existe gol feio, feio é não fazer gol”, mas com a mão e vergonhoso.
Espero que o atacante do Paraná seja punido pelo STJD e que o Ceára também seja pelos covardes ataques aos jogadores do tricolor na saída para o intervalo, só sei de uma coisa, tudo isso esta ocorrendo no país seda da Copa de 2014. Vamos acordar autoridades pois issso esta manchando os Campeonatos nacionais.

Um comentário:

  1. Olha só, o Dani com blog também.
    Passarei aqui sempre.

    beijos garoto, e se tiver tempo, dá uma olhada no meu blog tbm.
    beijos, Tamy

    ResponderExcluir