20 de outubro de 2009

O golpe no golpista

A crise no pequeno país da América Central continua. E um dos maiores culpados pela instabilidade de Honduras é o Brasil, que abriga clandestinamente o presidente deposto de Honduras Manuel Zelaya há um mês em sua embaixada no país.
Para quem não se recorda, Zelaya foi deposto do cargo de presidente após violar alguns artigos da constituição hondurenha. Esses artigos consistem no seguinte.
“Artigo 239: Todo cidadão que tenha desempenhado o poder Executivo não poderá ser Presidente ou vice-Presidente. Quem transgredir essa disposição ou propuser sua reforma perderá imediatamente seus respectivos cargos e ficará por dez anos inabilitado de qualquer função pública. “ Dessa forma a Suprema Corte concluiu que a convocação de uma assembléia proposta por Zelaya feria essa cláusula pétrea, então ordenou que não fosse cumprida a ordem, mas o presidente desrespeitou a ordem e ordenou que fosse feita, para a sorte dos hondurenhos a ordem não foi cumprida.
“Artigo 373: A reforma desta constituição poderá ser decretada pelo Congresso Nacional com dois terços dos votos. “ Zelaya quis governar com as ruas, fiel ao modelo imposto por Hugo Chávez ele usurpou as funções do Congresso, o código penal de Honduras manda prender o Presidente que agir assim.
“Artigo 374: Não poderão reformar – se, em nenhum caso, os artigos constitucionais que se referem à forma de governo, ao período presidencial e à proibição para ser novamente Presidente da República.” Zelaya quis desrespeitar esse artigo, se tornando um “traidor da pátria”.
Caudilhismo, era isso que Manuel Zelaya queria que ocorresse em Honduras. Ou seja queira permanecer no poder mais do que o convencional. O caudilhismo é uma forma de poder divergente da democracia representativa.Nem todos os caudilhos são ditadores, mas vindo de uma pessoa que é “unha e carne” com Hugo Chávez você espera o que?
Tudo o que aconteceu em Honduras foi dentro da lei, quer dizer quase tudo. A deportação do Presidente deposto não poderia ter ocorrido segundo o Artigo 102 da Constituição vigente de Honduras, esse Artigo consiste em dizer que nenhum hondurenho poderá ser expatriado. Esse foi o grande erro dos oponentes do presidente deposto.
Mas o que me indigna nisso tudo é ver que tratam a “Marionete de Chávez” como o grande mártir da democracia. O grande responsável pela desordem não é o Brasil que acolheu Manuel Zelaya na embaixada e aceitou que o mesmo fizesse incitações para que seus apoiadores fizessem revoltas do lado de fora da nossa embaixada em Honduras, o grande culpado pela instabilidade política hondurenha é o Presidente venezuelano Hugo Chávez, que usa e abusa de sua marionete.
O incrível que o Brasil se encontra de olhos vendados nesse caso e acabou entrando de gaiato na luta de Hugo Chávez para uma América Socialista. Sem comparações, mas Chávez ta se achando o Napoleão e o Hitler do século XXI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário