25 de novembro de 2009

4 por 1

Só falta duas rodadas para o término do Brasileirão 2009. Entretanto a briga pelo título e para ver quem vai cair para a série – B continuam eletrizantes. Esse ano o campeonato brasileiro foi atípico, nos mostrou o quanto o povo brasileiro esta empolgado e apaixonado pela fórmula dos pontos corridos, o que nós mostra que medíocre ideia da “toda poderosa” em retornar à fórmula do principal campeonato nacional em mata-mata, é de extrema ignorância, só levando benefício para um lado... para o lado da mídia. O que nos remete aquela velha frase que não me lembro de quem é... “O futebol é o ópio do povo e o narcotráfico da mídia.”
Mas a resposta se é melhor ou não refórmular o campeonato e trazer novamente o velho mata-mata, veio das arquibancadas lotadas nessa reta final, e a resposta se mostrou ainda mais presente na quantidade de brigas que estamos tendo nos últimos certames do torneio. Como criticar um campeonato aonde se vê oito equipes brigando por duas vagas... tá certo que são os opostos da tabela e que os objetivos não são nem um pouco parecidos, mas a emoção é a mesma! Isso por que só estou citando os escretes que brigam pelo título e os que brigam para permanecer na elite do futebol nacional. Mas se formaos colocar as brigas por libertadores e sul-americana as decisões desse BR-09 só aumentam.
Aqui em Curitiba já vejo os torcedores do Atlético – PR e do Coritiba, colocarem a culpa pelo rebaixamento em uma possível contribuição para livrar os cariocas da série – B, o que acho terrívelmente ridículo, nos últimos anos equipes de calibre imensamente maiores do que a dupla atletiba e do que a dupla do Rio caíram e deram a volta por cima, isso sem tapetão. Não creio que haverá interferência do tapetão no título e no rebaixamento.
Duas fianis da zona da degola ocorrerão aqui na “capital ecológica”, domingo o furacão enfrente uma final de Copa do Mundo contra a equipe da estrela solitária, que anda fazendo jus ao apelido, visto que a única estrela é o volante Leandro Guerreiro que a cada jogo vem sendo mais guerreiro ainda. Pelo lado do rubro-negro paranaense se vê uma defesa que sente a bola pegando fogo quando estamos perto do término da pugna, uma defesa que o delegado não conseguiu de forma alguma ajeitar. Minha aposta e que o Bota vai sair do Joaquim Américo, vulgo Arena da Baixada, com a vitória. Já o alviverde do alto de tantas glórias vai ter que passar por uma raposa sedenta de vontade de se classificar para a Libertadores da América, uma missão impossível para o coxa, mas de um vovô centenário pode se esperar qualquer coisa.
Já o tricolor das laranjeiras vem embalado nessa reta final e com certeza vai conquistar os últimos seis pontos que tem em jogo, o que complica ainda mais a vida do Coritiba, visto que a segunda final da ZR vai ser novamente na capital de Curitiba, o estádio Major Antonio Couto Pereira, o embate entre Coritiba e Fluminense vai definir o último time que vai cair para a segunda divisão do futebol nacional, já que Náutico e Santo André vão dar as mãos no estádio Bruno José Daniel no domingo e juntos seguirão para a série – B. Dentre Coritiba, Atlético – PR, Botafogo e Fluminense, é fácil e como diz a música do meu amigo Rogério Flausino... É extremamente fácil... observar quais as duas piores equipes desse quarteto e para a tristeza de boa parte do povo curitibano a dupla atletiba se encontra a milhas de distância da dupla carioca, não sou o Alex Escobar, mas vou prever que o centenário do coxa vai ser comemorado pela torcida do furacão, já que o Coritiba vai cair para a série – B em pleno ano do centenário.
Deixando o lado sombrio do Brasileirão, esquecendo o som de marcha funebre, vemos uma briga eletrizante pelo título. Briga que poderia nem estar acontecendo, mas graças a incopetência do Palmeiras vamos chegando ao final mais eletrizante do campeonato nacional. O Jason voltou a assustar, todavia não foi o único a renascer, visto que o sérvio mais carioca do mundo mostrou que ainda bate um bolão, e o que falar do colorado gaúcho que quando todos o davam como morto resurgi como uma fênix e se torna um dos grandes candidatos ao título. Já o Palmeiras viu o seu grande astro – e não falo do Diego Souza – Pierre se machucar e ficar fora por vários jogos, se não fosse isso o verdão já teria conquistado o nacional. A minha aposta? É que o Flamengo vai ser campeão, mas o tricolor paulista se encontra cada vez mais perto de conquistar o Hepta Tetra...
Depois desse emocionante fim de campeonato, será que a “toda poderosa” ainda que ver o campeonato brasileiro voltar a ser no estilo mata – mata? Aguardemos os próximos episódios dessa epopéia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário