6 de dezembro de 2009

Selvageria ao extremo

Mancha vergonhosamente a história do futebol paranaense, não o fato do Coritiba ter caído para a série B no ano do seu centenário, mas sim a atitude deplorável da torcida coxa branca.
O Coritiba caiu para a série B, não por culpa dos árbitros, não por culpa dos outros times, mas sim por culpa da própria instituição Coritiba Football Clube, falta de planejamento, não possuir um plantel adequado ao campeonato, foram os responsáveis pela queda do alviverde do alto da glória.
O aniversário de cem anos de um clube é para ser repleto de festa e alegrias, entretanto a torcida não espera shows e jantares, mas sim títulos. É dentro de campo que se deve ser comemorado o centenário de um clube. A festa foi linda e merecida para o vovó paranaense, mas terminar o ano vendo o seu arqui rival comemorando sua quede é triste.
A vulnerabilidade apresentada pelo estádio Major Antonio Couto Pereira e de total irresponsabilidade da diretoria do clube, o futebol é assim mesmo, para uns ganharem outros tem que perder. Mas agressão física, no trio de arbitragem, nos jogadores da equipe do Fluminense, na comisão técnica da equipe das laranjeiras, tudo o que ocorreu no Couto Pereira joga o ano do centenário do coxa no lixo.
Atribuo o ocorrido no estádio a jornalistas de determinados veículos de comunicação da rádio paranaense, que durante o jogo utilizam palavras de baixo calão e até mesmo agressivas direcionadas ao árbitro da pugna. Esses profissionais como já citei outras vezes não são dignos de exercer a profissão de jornalista, essas pessoas falam como torcedores e não como jornalistas. Não vi o Falcão ou o Júnior defenderem sua equipe de coração nos comentários durante o jogo do Flamengo, a imparcialidade se vez lá, entretanto os comentáristas paranaenses não utilizam ética nenhuma em seus comentários, a agressividade deles durante os jogos mexem com os nervos dos torcedores.
Políciais foram covardemente agredidos por torcedores – seja de torcida organizada ou torcedores normais - só sei que todos que cometeram esses covardes ataques são simplesmente deliquentes, marginais. Torcedor de verdade fica junto com o time na alegria e na tristeza, gostaria de estar falando do emocionante jogo do Flamengo no Maracanã, mas a triste ocorrência no Couto me fez mudar drasticamente a minha ideia.
Terminais de ônibus estão sendo destruídos pela torcida alviverde, o estádio que patrimônio do coxa foi ataque de vandalos e vimos as cadeiras voarem para o gramado, dois torcedores foram baleados na saída do estádio, um mebro da comissão técnica do Fluminese saíu com o braço quebrado do campo, o lateral Rui do tricolor também foi agredido, sem falar dos outros que provavelmente também sofreram com as mesmas consequências.
O estádio do Coritiba vai ser interditado por pelo menos seis meses, na minha opinião poderia ser por uns dois anos, pois o que ocorreu fui muito grave, dessa forma é óbvio que o coxa não vai subir para a elite do brasileiro no ano que vem, o racha que existe na diretoria do clube ajudou a tudo o que ocorreu hoje no estádio.
Fico extremamente triste em ver que somente um clube paranaense vai permanecer na elite do futebol brasileiro. Espero que este acontecimento acorde a Federação Paranaense e que as diretorias também se espertem, pois se não as quedas podem ser maiores.
O Coritiba vai disputar a série B no ano de 2010 e 2009 é um ano para ser apagado da memória do clube, justo o ano do centenário.
Nunca vi em um estádio de futebol as imagens que pude observar hoje, cenas de selvageria e de filemes de terror. Daquei a cinco anos o Brasil vai sediar a Copa do Mundo de futebol, e Curitiba vai ser uma das subsedes, e ano que vem a capital do Paraná vai receber a preparação da seleção brasileira para a Copa da África do Sul. O coxa vai pagar caro pelos atos de hoje.
O coxa vai voltar a elite com toda a certeza, mas isso mancha as glórias do aliverde, hoje o coxa é o time mais vergonhoso do futebol brasileiro.
Como morador de Curitiba estou triste com o que ocorreu hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário