2 de março de 2012

Podemos aguentar outro Maracanazo?

Em 1950 o Brasil chorou. A festa estava armada, mas nossos guerreiros não conseguiram suportar a celeste olímpica. Cerca de 200 mil pessoas estavam no Maracanã acompanhando o último jogo do quadrangular final da Copa do Mundo. O jogo definia o campeão mundial. Nos últimos minutos o Brasil sofreu um gol, o empate bastava para nossa seleção, mas perdemos por 2x1.

Quem estava no estádio naquela ocasião menciona até hoje que o silêncio que se tomou conta na arquibancada foi enorme. Jô Soares relatou no livro “A copa que não vimos e a que não queremos lembrar”, que aquele foi o momento mais triste que já viveu em um estádio de futebol. Quantas pessoas choraram escutando a pugna no rádio. Milhares de pessoas viram o Maraca se calar pela primeira vez. Li no livro "Almanaque da Copa do Mundo", que Jules Rimet, então presidente da FIFA, ficou com vergonha de dar a Taça ao capitão do Uruguai, tamanha a decepção do povo nas arquibancadas.

Hoje estamos nos aproximando cada vez mais da segunda Copa do Mundo em solo brasileiro. Nossa seleção se encontra na UTI, com atuações pífias, demonstrações raras do bom futebol. Temos bons jogadores, mas não encontramos o caminho certo do time dos sonhos. Neymar, Ganso, Leandro Damião, Lucas, Daniel Alves, ainda não conseguiram mostrar na seleção o que fazem nos clubes. O Sr. Mano Menezes não entendeu que esta ali no cargo da seleção para efetuar uma renovação e continua apostando em medalhões como o Ronaldinho Gaúcho e o Júlio Cesar que são atletas que não vão chegar em plenas condições de servir a seleção na Copa de 2014.

Todo brasileiro é apaixonado por futebol. Até hoje fico triste quando vejo imagens daquele fatídico dia em que perdemos a Copa em casa. Na atual conjuntura nacional, onde só o esporte é que nos dá alegria, podemos suportar outra dor de perder uma Copa em casa? Para mim todas as outras cinco estrelas que temos serão inúteis se não tivermos uma conquistada em campos brasileiros. Mas pelo jeito temos que começar a se acostumar com a ideia de ver o Brasil não ganhar o mundial, pois se o Mano continuar errando do jeito que esta acontecendo, vamos ter a segunda edição do Maracanazo. Eu não vou suportar ver ao vivo a maior tragédia futebolística nacional e você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário