3 de agosto de 2010

Brava gente brasileira


Uma boa pedida para quem gosta de história é se aventurar por entre as lembranças e objetos do Museu do Expedicionário.

Criado em 1946 como Casa do Expedicionário, a instituição objetivava servir os ex-combatentes paranaenses. Hoje, é um dos mais completos museus dedicados à história da segunda Guerra Mundial no Brasil. O acervo conta com material bélico, documentos, jornais, fotografias, mapas e ilustrações.

O museu conta ainda com uma biblioteca com grande quantidade de livros, documentos e revistas para consulta e pesquisa sobre a Segunda Guerra, com ênfase na participação brasileira no conflito.

A Praça do Expedicionário é mais conhecida como a Praça do Avião, por causa do caça Thunderbolt, exposto na frente do museu. O caça é uma relíquia para o povo curitibano. No Brasil, existem somente três iguais ao da Praça do Expedicionário.

Além do avião, o visitante encontra um carro de combate, uma lápide com os nomes dos pracinhas mortos no conflito e uma peça de artilharia que o esquadrão da Força Expedicionária Brasileira (FEB) apreendeu do exército alemão.

A FEB enviou para a Segunda Guerra Mundial um total de 23.334 homens para lutar ao lado dos aliados na Itália. O grupo de combatentes brasileiros era constituído inicialmente de uma divisão de infantaria, que acabou abrangendo todas as forças militares brasileiras que lutaram no conflito.

No museu, o visitante poderá viajar através do tempo e se imaginar dentro de um daqueles filmes de Hollywood que tratam do segundo maior conflito da Terra. Apesar de ser um museu dedicado à memória dos brasileiros que lutaram bravamente nas montanhas italianas, o também conta a história da Segunda Guerra de maneira geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário