18 de agosto de 2009

Entre o céu e o inferno

Qual a posição mais ingrata do futebol ?
A resposta é clara, a do goleiro.
Se a bola bate na trave, foi sorte... se o ataquante chuta pra fora quando fica cara a cara com o goleiro, o atacante chutou errado... Quando o penâlti é defendido, a culpa é de quem não conseguiu bater direito, ou seja, nunca os méritos são do arqueiro.
O goleiro pode fazer centenas de defesas milagrosas em um prélio, mas se tomar um “peru” vai ser como tirar 20 litros de leite e chutar o balde.
Oh posição injusta essa, a mais importante do futebol, sem ele não começa o espetáculo, sem ele... não existe espatáculo.
Por incrível que pareça os goleiros são mais marcados pelos gols que sofreram, do que pelos gols que impediram. O que dizer de Andrada o goleiro argentino do Vasco da Gama que sofreu o miléssimo gol do Pelé, ou do Magrão do Sport que sofreu o miléssimo do Romário? E o Barbosa o goleiro brasileiro mais injustiçado da história do nosso futebol?
Se bem que a história do Barbosa o goleiro do Brasil da trágica final da Copa de 50, foi mais uma forma de discriminação do que o fato dele ter tomado aqueles dois gols que tiraram o primeiro mundial do Brasil, o fato de Barbosa ser negro fez com que a população o repuldiase o culpasse pela derrota, derrota essa que fora culpa somente dos políticos que não deixaram nossos craques descansarem antes da final, mas temos que dar méritos para a esquadra da celeste olímpica que fora a primeira campeã do mundo e que tinha um time brilhante em 50, e o mais importante, não tremeu diante de 200 mil pessoas no Maracaña.
Mas os goleiros são personagens históricos e muitas vezes folclóricos do futebol.
Gordon Banks ficou mundialmente conhecido – além de suas ótimas atuações- como o goleiro que fez a defesa mais bonita do século XX, ele defendeu uma cabeçada “indefensável” do “Rei” na Copa de 70, o Brasil venceu a Inglaterra, mas aquela defesa marcou mais do que o resultado, a defesa de Banks foi o “gol” da carreira dele.
Por sua vez, o goleiro Dino Zoff ficou mundialmente conhecido por ter feito parte da azurra campeã na Copa de 82, o curioso é que ele foi o único goleiro da história a levantar a Taça da Copa do Mundo e o jogador mais velho a ser campeão mundial, ele ganhou a Copa com 41 anos.
Mas um goleiro que todos conhecem é o colombiano Higuita, esse é aquele que tentou sair jogando na Copa de 90 e tomou um gol, mas o atrapalhado goleiro também protagonizou um dos lances mais lembrados da história do futebol, no templo de Wembley, em um amistoso contra a Inglaterra o colombiano fez uma defesa inacreditável, jogando o corpo para frente e defendendo com os pés em vez das mãos... seria essa a defesa do século... se não estivesse paralizado o jogo, interrompido ou não é uma defesa memorável e folclórica.
E goleiro honesto, existe? A maioria é... Mas o maior exemplo de honestidade foi o arqueiro da Córeia do Sul na Copa de 94, no intervalo da partida contra a Alemanha ele assumiu ter frangado em dois dos três gols alemães, no vestiário pediu demissão para o técnico, que não relutou e aceitou a decisão colocando o goleiro reserva no jogo... Detalhe é que a partida terminou Alemanha 3x2 Coréia do Sul, ah se não fosse os dois frangos do goleiro...
Um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro é Gilmar dos Santos Neves, o curioso é que ele é ídolo do Corinthians e do Santos, apesar de ter sido rejeitado no Timão por conta de uma contusão e, ter sido aceito no Peixe e conquistado dois títulos mundiais pelo alvinegro praiano, Gilmar também foi o responsável por defender o gol brasileiro nas Copas de 58,62, 66, sagrando-se bicampeão do mundo pela seleção nas duas primeiras.
Mas Gilmar não foi o goleiro brasileiro com maior número de participações em Copas, o posto é de Émerson Leão que apesar de ter jogado 14 partidas, o mesmo número de jogos de Gilmar, foi para quatro mundiais 70,74,78,86, ganhando um mundial. Mas poderiam ser dois se o goleiro peruano Quiroga não tivésse se vendido para a Argentina, facilitando o jogo que nossos “hermanos” venceram por seis a zero, nos tirando da final da Copa por três gols... Anos mais tarde o arqueiro assumiu que se vendeu para os argentinos, assim o técnico brasileiro Coutinho falou que fomos os campeões morais daquela Copa.
Mas o arqueiro que vestiu mais vezes a camisa da seleção canarinho em mundiais foi Taffarel que jogou 19 partidas vestindo a amarelinha em copas.
No futebol brasileiro, que sempre foi um formador nato de goleiros, vemos um melhor que outro, aliás, aqui temos os melhores do mundo na posição. O que falar da final do brasileiro de 2002, quando todos só lembram das pedaladas de Robinho, o principal responsável pelo título do Santos foi o goleiro Fábio Costa que pegou até pensamentos naquela tarde de Dezembro no Cícero Pompeu de Toledo. E em Julho de 2002 um goleiro já havia garantido o título mundial para o Brasil. Da final daquela Copa só lembram de Ronaldo que marcou os dois gols do jogo, mas muitos esquecem que o “São Marcos” pegou tudo naquele dia, alías naquele prélio vimos uma muralha desmoronar... O goleiro alemão Oliver Kanh já tinha sido eleito o melhor jogador da Copa, o goleirão só havia sofrido um gol em seis partidas, os jogadores brasileiros entraram amendrontados com aquela muralha até que... Kléberson esqueceu que estava na final da Copa e de quem estava catando e acertou um chute que não entrou por que a furquilha não quis, o goleirão ficara batido, aí demos um passo imenso para o penta, que começou a se confirmar quando o melhor jogador da Copa bateu roupa no chute de Rivaldo, e Ronaldo... Ah Ronaldo é gol!!!
No Brasil se forma os melhores jogadores, até a mania do goleiro paraguaio Chillavert virou febre nos campos canarinhos, o paragauio fez escola quando começou a cobrar pênaltis e faltas... Rogério Ceni como bom brasileiro deu um toque de magia e se tornou o goleiro que mais marcou gols na história, o primeiro a marcar gol em um mundial da FIFA, foi no mundial de clubes, mundial esse que foi ganho em 2005 graças ao arqueiro sãopaulino que defendeu tudo, no mesmo palco que havia sido pentacampeão em 2002 sendo reserva de Marcos, a falta de Gerrard no ângulo era gol na certa... Mas Rogério fez milagre e defendeu.
Mas sem dúvida nunhuma um dos maiores goleiros da história é o lendário Aranha Negra, ou Yashin se previrirem, que ficou conhecido após jogar uma partida com um dos braços quebrados.
Ser goleiro é uma posição ingrata... uma hora está no céu e outra no inferno, vive em uma gangorra, mas se não fosse eles...

Nenhum comentário:

Postar um comentário