26 de agosto de 2009

Brasil cem vezes em primeiro

Em 1951 a trajetória brasileira já começava na Fórmula-1. Guiando uma Ferrari, Chico Landi estreou na categoria mundial de automobilismo.
Após 58 anos, o Brasil conquista com Rubens Barrichello a centésima vitória na fórmula 1. O primeiro triunfo brasileiro foi em Watkins Glen nos EUA, em 04/10/1970 com Émerson Fittipaldi dirigindo uma Lottus. Das 100 vitórias brasileiras nove ocorreram no Brasil e somente um piloto brasileiro não conseguiu triunfar em circuitos nacionais. Apesar de nunca ter ganho uma corrida em casa, Rubinho entrou para história ao vencer o Gp de Valência de Fórmula 1, conquistando a centésima vitória brasileira na categoria.
O piloto que ouviu mais vezes o hino nacional brasileiro no alto do pódio, foi Ayrton Senna que ganhou 41 corridas. Os outros brasileiro que contribuíram com vitórias foram: José Carlos Pace, com um triunfo, Émerson Fittipaldi, com 14 vitórias, Nelson Piquet com 23 vitórias, Felipe Massa com 11 primeiros lugares e Rubens Barrichello com 10 vitórias.
Rubinho foi o piloto mais exigido pela imprensa e pelo povo brasileiro, todos o puseram como o “novo Senna’ após a trágica morte do grande ídolo das pistas do Brasil, apesar de no começo não ter correspondido a pressão de ser o novo ídolo brasileiro na Fórmula 1, Barrichello deu a volta por cima e conquistou sua primeira vitória com a Ferrari no Gp da Alemanha, e após quase cinco anos sem uma vitória na fórmula mundial Rubinho triunfou na Espanha conquistando a centésima vitória para o País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário