21 de setembro de 2010

Menino prodígio e problemático

Neymar é craque! Isso é fato. Joga bola como poucos, isso quando o garoto quer jogar bola mesmo e não ficar dando uma de caí-caí.
O “mini craque” já mostrou que sabe lidar com a bola nos pés, mas com as palavras e as criticas o menino ainda não sabe como agir. Torcedor ferrenho do Santos, presenciei num sábado a noite no Pacaembu o primeiro jogo profissional do Neymar durante o paulista de 2009, saindo do banco o então garoto de 17 anos mudou a partida com jogadas fantásticas e um passe para gol. Vitória, boa estréia e sair aclamado pela torcida, tive a certeza que estava presenciando o nascimento de um dos grandes jogadores do futebol mundial. Talvez eu tenha me equivocado um pouco.
Grandes jogadores nascem da humildade, algo que o ‘moleque’ da Vila ainda parece não ter em certos momentos, pouco mais de um ano após ter visto a estréia dele pelo Santos, tive a chance de falar com ele no final do jogo contra o Atlético –PR na Arena da Baixada, achei ele super simpático e extrovertido, por incrível que pareça... humilde também.
Mas o menino prodígio do Santos não tem a cabeça no lugar, dar chapéu com o jogo parado, bater pênalti com cavadinha em final de campeonato, não são coisas de craque! O sucesso subiu a cabeça dele e não o culpo por isso. Afinal, qual garoto de 18 anos não ficaria deslumbrado e achando que pode tudo, com o dinheiro que ele ganha e com a forma que a mídia o trata? Eu ficaria!
Outro grande culpado das atitudes do Neymar é o Santos Futebol Clube, que trata o jogador como Deus, nunca vi um jogador ser tão bem tratado como ele. Talvez o único que fique acima seja o Rei Pelé.
Nesse semana o Ney (como é chamado pelo colegas de clube) se envolveu em duas polêmicas – se continuar assim vai roubar a fama de BadBoy do Edmundo – a primeira no jogo de domingo contra o Ceará quando saiu discutindo com o volante do Vozão, na última quarta o bate boca foi com o técnico do Santos Dorival Jr. Tudo começou porque o técnico não deixou ele bater o pênalti, aí Neymar mostrou que é menino mesmo, rebolou com a bola, não passou a pelota para os companheiros, ignorou orientações... Dorival deveria ter dado uma de Capitão Nascimento e falado: Você é um moleque não merece usar essa farda!
Depois do jogo Neymar correu pro twitter e falou que foi discussão de quem quer vencer e que esta junto com o professor Dorival! Se é verdade ou não só o tempo nos dirá. Mas também não é pra exagerar como o técnico René Simões fez falando que estamos criando um monstro. Não foi a primeira e nem vai ser a última vez que um jogador discute e troca xingamentos com o técnico.
A verdade é que o que anda acontecendo com o garoto Neymar, que tem todas as qualidades para ser um dos melhores jogadores do mundo, serve de alerta para os clubes, pois acompanhamento psicológico não é só coisa de louco, é um trabalho importante principalmente com garotos que de da noite para o dia se tornam astros, e ficam entre o céu e o inferno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário