9 de maio de 2011

Éramos seis

O que Corinthians, Fluminense, Cruzeiro, Grêmio e Internacional tem em comum? Todos já foram eliminados da Taça Libertadores da América desse ano. Claro que o Corinthians nem chegou a entrar de fato na competição, sendo eliminado pelo fraco Tolima ainda na Pré-Libertadores.

Mas os outros quatro times chegaram, mesmo que alguns aos trancos e barrancos, às oitavas de final. Junto com o Santos poderíamos ter a maioria de times nas quartas do campeonato, teríamos duelos magníficos como Santos e Cruzeiro e um GRE-NAL que iria entrar para a história. Mas não, o sonho de ter cinco brasileiros entre os oito melhores da América foi por água abaixo na última quarta-feira.

Quarta-feira, dia 4 de maio de 2011, vai ficar conhecida na história do futebol brasileiro como a quarta maldita. O dia em que quatro equipes brasileiras foram eliminadas da Libertadores de uma só vez. Sorte que o Santos jogou na terça, sendo o único representante do Brasil agora na competição continental.

O mais duro é ver que as vantagens foram revertidas, tirando o Grêmio que já foi para o jogo no Chile respirando por aparelhos e que teve a má sorte de jogar sem o pilar de sustentação do time, o goleiro Victor. O Inter apagou, foi eliminado em cinco minutos, mostrando que Falcão não tem a mínima capacidade de ser técnico, quem dirá comentarista. O Cruzeiro se perdeu, entrou com um salto 15 em sete lagoas e viu seu técnico perder a cabeça e dar uma cotovelada no jogador do Once Caldas que, cai entre nós, deu um baile tático no Cruzeiro.

O Fluminense, time de guerreiros, milagres, mostrou que tudo um dia acaba. A cota de milagres do time das laranjeiras se esgotou, o então brilhante técnico que a imprensa exaltava, pecou. O Flu caiu feio frente a equipe paraguaia do Libertad. Em nenhum momento esboçou alguma reação, foi medíocre.

Agora o Santos, que se salvou da eliminação na terça, graças a uma exibição de gala do goleiro Rafael, vai precisar da sorte para passar pela equipe do Once Caldas. Ganso se machucou no último domingo, pela final do paulista, e Elano ainda está ‘bichado’. Mais do que nunca Neymar vai ter que chamar a responsa e levar o time da Vila Belmiro nas costas.

As manchetes da imprensa amanhã vão ser: “O Santos é o Brasil na Libertadores” , “O Brasil agora é Santos”. Mas pergunte para qualquer outra torcida para quem eles vão torcer, a resposta de 90% vai ser “torço para o Santos cair fora”.

Que Alexandre Dumas, o autor de Os Três Mosqueteiros, me perdoe agora, mas vou alterar sua consagrada frase. Com o Santos na Libertadores, é um por todos e todos conta um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário